Social Media
Light
Dark

Você sabia que isso pode ser fraude?

Você sabia que isso pode ser fraude? Descubra nesse post como instrumentos em embalados em um pacote de papel grau cirúrgico podem passar uma falsa ideia de segurança. O que você vê de errado nesse pacote? Será que está pronto para ser utilizado? Se você já assistiu às nossas aulas vai bater o olho e …

Você sabia que isso pode ser fraude? Descubra nesse post como instrumentos em embalados em um pacote de papel grau cirúrgico podem passar uma falsa ideia de segurança.

O que você vê de errado nesse pacote? Será que está pronto para ser utilizado?

Se você já assistiu às nossas aulas vai bater o olho e dizer: Claro que não! Esse pacote não foi esterilizado, uma vez que o indicador químico de processo que deveria ter mudado de azul para verde, e está azul. Isso significa que nem passou pela autoclave. E, ainda, não tem nenhuma informação do processamento no pacote. São cinco:

1- Data da Esterilização

2- Data de validade (data limite para utilização – depende da legislação e da política da instituição)

3- Identificação da Autoclave

4- Identificação do Ciclo da Autoclave no dia (lote de esterilização)

5- Identificação de quem processou – nome

Pode ser um “engano”

Sim, com toda certeza pode ser… a pessoa foi até a esterilização e pegou o primeiro pacote que viu, mas daí até usar é outra história. Por isso o treinamento de toda a equipe é tão importante! Todos dos serviço de saúde ou de interesse à saúde tem que saber a diferença entre um pacote esterilizado (ou que pelo menos passou pelo processo de esterilização) e um não processado. Todo mundo tem que saber as informações que precisam estar escritas no pacote e ainda verificar:

  • Data máxima para a utilização (é para isso que serve escrever essa informação)
  • O pacote está com o indicador aprovado?
  • Está limpo?
  • Seco?
  • Íntegro?
  • Estava guardado em um local livre de sujeira, umidade e calor com pouco manuseio?

E, lógico, além de tudo isso o processamento dos instrumentos deve estar redondinho, com a autoclave com manutenção preventiva em dia, o monitoramento da esterilização de rotina feito, analisado e devidamente registrado.

Mas quando isso pode ser fraude?

É difícil de acreditar, mas já ouvi mais de uma vez a pessoa dizer que esteriliza todos os instrumentos juntos na estufa e depois separa nos kits e guarda nos envelopes de papel grau cirúrgico para ficar mais organizado. A pessoa pode não ter a má intenção, mas na realidade isso é fraude porque a embalagem de papel grau cirúrgico tem como uso pretendido a esterilização em autoclave. Dessa forma, se o cliente vê o pacote associa imediatamente que a esterilização foi realizada dessa maneira. Dá a impressão de segurança e de coisa certa. Está bem longe disso. Tem gente que só lava e empacota nos envelopes de papel grau cirúrgico!!!!

Esterilização é coisa séria!

Por esse motivo, todo o processamento tem que ser realizado da forma correta. Quer saber os principais erros e soluções nas etapas da esterilização para manicures? Inscreva-se na aula gratuita:

SuperDicas para Manicures – é hoje! 19 horas pelo ZOOM- Gratuita e com certificado!

Quero me inscrever

Liliana Junqueira de P. Donatelli

Liliana Junqueira de P. Donatelli

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

Subscribe to Our Newsletter

Keep in touch with our news & offers

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *