Social Media
Light
Dark

Por que preciso de uma seladora?

Nesse post: "Por que preciso de uma seladora?" você vai entender quando esse equipamento é necessário. Qual a importância da embalagem na esterilização? O processamento de artigos é constituído de várias etapas sequenciais: Limpeza > Inspeção Visual > Embalagem/Empacotamento > Esterilização > Monitoramento da Esterilização > Registros > Armazenamento. Esses passos seguem um fluxo unidirecional …

Nesse post: “Por que preciso de uma seladora?” você vai entender quando esse equipamento é necessário.

Qual a importância da embalagem na esterilização?

O processamento de artigos é constituído de várias etapas sequenciais: Limpeza > Inspeção Visual > Embalagem/Empacotamento > Esterilização > Monitoramento da Esterilização > Registros > Armazenamento.

Esses passos seguem um fluxo unidirecional e têm por objetivo tornar seguros os instrumentos processados.

O empacotamento depende das embalagens (também são chamadas de sistema de barreiras estéril) e que tem a finalidade de:

  • Permitir a penetração do agente esterilizante (no caso o vapor)
  • Manter os artigos esterilizados até o momento do uso (embalagem hermética inviolável).
  • Proporcionar a apresentação asséptica do conteúdo ao profissional que vai utilizar (abertura sem liberar partículas).

Tipos de Embalagem para esterilização

As embalagens mais comuns para esterilização a vapor são:

  • Tecido de algodão (em desuso).
  • Tecido não tecido ou SMS.
  • Papel crepado ou encrespado.
  • Papel grau cirúrgico (papel e filme plástico).

Papel Grau Cirúrgico e a Seladora

Em Odontologia e em serviços de interesse à saúde, bem como em consultórios médicos que realizam pequenos procedimentos, essa é a embalagem de escolha, pela sua praticidade. As Diretrizes de Práticas em Enfermagem Perioperatória e Processamento de Produtos para Saúde da SOBECC em sua edição de 2021, se referem à todas as embalagens de papel grau cirúrgico com filme na categoria “envelopes”, quer sejam apresentados em rolos tubulares ou envelopes.

Segundo o mesmo documento, a termoselagem (que é proporcionada pela seladora) é a recomendação para para possibilitar uma vedação hermética – fundamental para a manutenção da esterilidade. E ainda:

  • a embalagem deve ser inviolável e capaz de selar uma única vez
  • a embalagem deve desprender um mínimo de partículas sobre o produto para saúde. (nos instrumentos dentro do pacote ao ser aberto) – esclarecido por Liliana Donatelli.

O que diz a legislação?

A RDC 15 é a lei que trata do processamento de artigos, ainda que não contemple toda a Odontologia e os serviços de interesse à saúde, é a que orienta quanto ao processo e traz as recomendações mais atuais provenientes das evidências científicas.

Art. 80 A selagem de embalagens tipo envelope deve ser feita por termoseladora ou conforme orientação do fabricante.

No meu entendimento, o “conforme orientação do fabricante” é para os casos de envelopes prontos, com sistema adesivo integrado. Possivelmente isso ficou de fora da recomendação da SOBECC porque muitos sistemas adesivos são falhos e dependem da ação do operador para fechar de modo a torná-lo hermético. Entretanto, esses sistemas permitem apresentação asséptica, porque a fita adesiva encontra-se apenas em um dos lados do pacote. Ou seja, é possível abrir o pacote pela área termosselada de fábrica do envelope.

E as fitas para Autoclaves, para que servem?

Devemos usar fitas para autoclaves para fechar pacotes de papel crepado ou SMS e não papel grau cirúrgico. E por quê não?

O uso de fitas para autoclaves para fechar envelopes de papel grau cirúrgico impede a abertura asséptica que é uma das recomendações elementares para os pacotes. Ou seja, para abrir o pacote é necessário rasgar o lado de papel, resultado geralmente o operador usa o instrumento que está dentro do pacote, o que é contraindicado por liberar partículas de papel sobre os instrumentos.

Por que preciso uma Seladora Cristófoli?

Eu testei essa seladora assim que foi lançada pela Cristófoli e adorei. Além de todas as vantagens que eu cito no artigo que eu escrevi aqui para o blog (que recentemente atualizei por encontrar mais vantagens), é o melhor custo benefício do mercado para a sua categoria.

Dúvidas? Entre em contato deixando um comentário nesse post.

Liliana Donatelli

BIC - Botão Intenção de Compras - 2022_Seladora

Saiba mais sobre as recomendações:

RDC 15

Diretrizes da SOBECC

Liliana Junqueira de P. Donatelli

Liliana Junqueira de P. Donatelli

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

Subscribe to Our Newsletter

Keep in touch with our news & offers

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *