Social Media
Light
Dark

MS Publica Protocolo de Vigilância para Microcefalia relacionada ao Zika Vírus

A Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde divulga nesta terça-feira (08/12) o Protocolo de Vigilância e Resposta à Ocorrência de Microcefalia Relacionada à Infecção pelo Vírus Zika. O documento tem por objetivo subsidiar os profissionais de saúde e as áreas técnicas de vigilância em saúde com informações gerais, orientações específicas e diretrizes …

Protocolo_Microcefalia_Zika_MS_2015gd

A Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde divulga nesta terça-feira (08/12) o Protocolo de Vigilância e Resposta à Ocorrência de Microcefalia Relacionada à Infecção pelo Vírus Zika. O documento tem por objetivo subsidiar os profissionais de saúde e as áreas técnicas de vigilância em saúde com informações gerais, orientações específicas e diretrizes relacionadas às ações de vigilância da ocorrência de microcefalia em todo território nacional.

Este Protocolo, construído conjuntamente entre o Ministério da Saúde do Brasil e especialistas de diversas áreas da medicina, epidemiologia, estatística, geografia e laboratório, além de representantes das Secretarias de Saúde de Estados e Municípios afetados, norteará as condutas a serem adotadas pelos serviços de saúde em relação aos casos suspeitos e/ou confirmados de microcefalia relacionados ao vírus Zika.

São destaque no documento os seguintes aspectos:

1. Gestante com possível infecção pelo vírus zika durante a gestação.

2. Feto com alterações do SNC possivelmente relacionada a infecção pelo vírus Zika durante a gestação.

3. Aborto espontâneo decorrente de possível associação com infecção pelo vírus Zika, durante a gestação.

4. Natimorto decorrente de possível infecção pelo vírus Zika durante a gestação.

5. Recém-nascido vivo (RNV) com microcefalia possivelmente associada a infecção pelo vírus Zika, durante a gestação.

Fonte : Portal Saúde MS

Devido à sua  importância, o documento foi também adicionado à Biblioteca em nosso Blog.

Todo profissional da saúde deve contribuir para detecção  de eventuais casos e para o esclarecimento da população da importância em realizar testes (gestantes) em casos suspeitos, uma vez que com os exames existentes  só é possível identificar o vírus na fase aguda (até 5 dias durante os sintomas).

Liliana Junqueira de P.Donatelli

Liliana Junqueira de P. Donatelli

Liliana Junqueira de P. Donatelli

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

Subscribe to Our Newsletter

Keep in touch with our news & offers

Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *