Conheça os TOP 10 em Higiene das Mãos: Mitos e Verdades Dia 05 de maio celebramos o Dia Mundial de Higiene das mãos que reforça a importância desse ato que salva milhões de vidas. Importante, simples , barato e ... negligenciado. 1-A higiene das mãos mata as bactérias prejudicais e as benéficas, entretanto as últimas …
Higiene das mãos Mitos e Verdades

Conheça os TOP 10 em Higiene das Mãos: Mitos e Verdades
Dia 05 de maio celebramos o Dia Mundial de Higiene das mãos que reforça a importância desse ato que salva milhões de vidas. Importante, simples , barato e … negligenciado.

1-A higiene das mãos mata as bactérias prejudicais e as benéficas, entretanto as últimas estão também nas camadas mais profundas da pele e rapidamente voltam a colonizá-la. Por isso não tema higienizar demais suas mãos. O importante é escolher um produto adequado que proteja a pele. Vale para o sabonete e para o álcool gel que deve ser específico para higiene das mãos e não para limpeza em geral.

2-Estudos demonstram que o álcool mata mais bactérias do que higiene com água e sabão, sendo mais rápido e mais fácil de ser transportado. Por isso lembre-se de ter sempre um frasco na bolsa, ou no bolso do jaleco. Porém existem situações que é necessário lavar com água é sabão: mãos com sujidade visível e em surtos de Clostridium difficile. O pó das luvas é uma sujidade, por isso atenção!

3-O álcool é excelente contra bactérias em estado vegetativo, mas, Clostridium difficile esporula…Nesse caso água e sabão é a melhor alternativa. Mas somente em surtos da doença.

4-A ação do álcool 70% é diferente dos antibióticos e denatura as proteínas. Não tem nada a ver com resistência microbiana a antibióticos. Use sem medo!

5-Essa é óbvia, mas não podia deixar de pontuar. Usar luvas não dispensa a higiene das mãos. Antes de vestir e depois de retirar. SEMPRE!!!!

6-Infelizmente é verdade! Por isso as campanhas são tão importantes.

7-Capriche nessas áreas! Estudos demonstram que são as mais esquecidas. Como as pontas dos dedos são as regiões que mais entram em contato com o paciente, é muito importante caprichar na higiene.

8-Por isso é bom o uso de dispensadores. Evita o desperdício, mas garante uma quantidade mínima. Se as suas mãos são grandes, produre usar um pouco a mais para que todas as áreas recebam o antisséptico.

9-Claro que uma boa técnica acaba afetando o tempo mínimo, tanto para a fricção com álcool gel ou a lavagem com água e sabão, mas não adianta ser demorado e não friccionar todas as áreas.

10-Um detalhe simples, mas que faz diferença, pois quando molhamos as mãos primeiro o sabão é melhor distribuído e age melhor. Cuide para se lembrar!
Imagem da mão: Cartaz da ANVISACartaz_Olhe_suas_maos_5_de_maio1
Celebremos o dia higienizando as mãos e educando a todos!
Liliana Junqueira de P. Donatelli
Subscribe to Our Newsletter
Keep in touch with our news & offers











Comentários
Sheila Oliveira Correa
Liliana, tudo bem?
Acho que seria interessante abordar, também, como secar as mãos, no caso do uso de água e sabonete líquido. Papel toalha (pode ser reciclável) e/ou secadoras?
Obrigada!
Beijos.
Ernane Virgílio Fernandes
Muito bom.
Liliana Donatelli
Oi Ernane
Que bom que você gostou. Olho vivo!
Abraços
Liliana
Amanda Gentil
Conteúdo informativo, interessante e de excelente qualidade.