Dúvidas sobre biossegurança? mande suas perguntas para o email blog@cristofoli.com, teremos o prazer em responder e ainda postar aqui na pagina de nosso BLOG para todos os leitores.
Dúvidas sobre Biossegurança?

Dúvidas sobre biossegurança?
Mande para o email blog@cristofoli.com
teremos o prazer em responder e ainda postar aqui na pagina de nosso BLOG para todos os leitores.
Consultoria Gratuita em Biossegurança!
Liliana Junqueira de P. Donatelli
Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.
Subscribe to Our Newsletter
Keep in touch with our news & offers










Comentários
Andreia
Gostaria de saber, de que maneira devo acomodar os pacotes (rolos para esterilização papel\plástico termoseláveis são confeccionados com papel grau cirúrgico e filme laminado), na autoclave. A fase com o plastico(transparente) deve estar voltado para baixo?
Obrigada
Andreia
Cirurgia Dentista
liliana
Sim. A nossa recomendação, para autoclaves gravitacionais, é que o pacote fique com a parte de papel para cima. Facilita a circulação de vapor e a secagem do material.Importante também é não sobrecarregar a autoclave. Uma boa opção é usar os suportes para envelope ( http://www.cristofoli.com/cristofoli/pt/?pg=produtos&p=suporteenvelope). Você consegue otimizar os ciclos acomodando um maior núpero de pacotes. Por exemplo,numa VItale de 12 litros o usual é colocar cinco pacotes (de 9cm por 25 cm), com o suporte você pode dispor até 13 envelopes em paralelo, um ao lado do outro dentro dos espaços correspondentes. Verifique se os pacotes saem secos depois do ciclo completo com secagem.
George Trigueiro
Srs:
Normalmente nos consultório odontológicos, quando da realização de Rx, o dentista e auxiliares saem da sla , deixnado aberta a porta, . Não seria recomendado a utilização de biombos de chumbo??. Atualmente somente são utilizados nas clínicas de Radiologia.
Qual a sua opinião/
GT
liliana
Penso que certo esta você, quando questiona. Perguntar porquê é o melhor que temos a fazer diante de qualquer situação.
Esta prática está respaldada na Portaria n 453 do Ministério da Saúde ( 1998). A recomendação está baseada em estimativas de exposição. No Manual da ANVISA entitulado : “Serviços Odontológicos Prevenção e Controle de Riscos” de 2006 , há uma indicação bem interessante: “em exames intra-orais em consultórios, o operador deve manter uma distância mínima de 2m do tubo e do paciente durante as exposições”, e faz uma avaliação quantitativa:”se forem realizadas mais do que 150 radiografias por semana” ( o que uma clinica radiológica certamente faz)…”o operador deve manter-se atrás de uma barreira protetora com uma espessura mínima de 0,5 mm equivalentes ao chumbo”. Sendo assim, no caso de um consultório realizar muitos ( os citados 150) procedimentos radiográficos, mesmo que não seja uma clínica de radiodiagnóstico, aumenta a exposição, o que justifica um cuidado maior em relação ao ambiente.
Há outras recomendações relativas a radiologia, mas eu gostaria de frisar a importância da avaliação radiométrica feita por especialista em física de radiodiagnóstico, para certificar que os níveis de radiação estão de acordo com o previsto pela norma.
Do ponto de vista de controle de infecção:
Atenção no momento de pegar o avental plumbífero- se estiver calçando as luvas de procedimento, elas devem estar cobertas com sobre-luvas para não contaminar o avental.
Proteger as películas de com barreiras plásticas transparentes e removê-las antes de revelar,de modo a não contaminar o seu interior.Corte o plástico transparente protetor e “pesque” a película (ainda com a proteção branca original) com uma pinça. Transfira para uma zona neutra. Proceda a revelação de acordo com o protocolo.
Lembre-se que os procedimentos radiológicos estão incluídos na área de riscos físicos existentes dentro do ambiente odontológico, e seus protocolos e rotinas devem estar contemplados no Manual de Procedimentos e Rotinas do Estabelecimento de Saúde, o que certamente contribuirá para prevenir os riscos decorrentes da atividade-ou seja contribuir para Biossegurança.
Elis
Olá
Qual o detergente quimico que posso está utilizando no os alicates de ortodontia.
Sei que o correto é esterilizar, mas fica aquela coisa que cega os alicates e outro só disponho de 02 jogos no consultório (por enquanto)
Liliana Donatelli
Olá Elis. Bom dia. A esterilização química esta proibida, mas a desinfecção de alto nível é possível para artigos semi-críticos como é o caso dos alicates de ortodontia. Mas lembre-se que o uso é imediato. O detergente é para limpeza, que deve anteceder a desinfecção, que poderá ser realizada com ácido peracético. Cuidado ao escolher para selecionar um produto que contenha anti-oxidantes.E assim que possível aumente os kits e realize a esterilização.