Social Media
Light
Dark

ANVISA publica manual de controle de microrganismos multirresistentes no contexto de Covid-19

A ANVISA publica NOTA TÉCNICA GVIMS/GGTES/ANVISA Nº 05/2021 Orientações para prevenção e controle da disseminação de microrganismos multirresistentes em serviços de saúde no contexto da pandemia da Covid-19. Nota Tecnica 05/2021 Escalada da Multirrestência A escalada da resistência dos microrganismos é um risco conhecido com o aumento do tempo de internação. Entretanto, não é o único …

A ANVISA publica NOTA TÉCNICA GVIMS/GGTES/ANVISA Nº 05/2021 Orientações para prevenção e controle da disseminação de microrganismos multirresistentes em serviços de saúde no contexto da pandemia da Covid-19.

Nota Tecnica 05/2021

Escalada da Multirrestência

A escalada da resistência dos microrganismos é um risco conhecido com o aumento do tempo de internação. Entretanto, não é o único fator responsável pelo surgimento dos mesmos.

Fatores causais

Nessa nota técnica a ANVISA faz um apanhado da situação relembrando outros fatores tal como o uso indiscriminado de antibióticos. Ponto positivo para os autores que citam as evidências científicas para justificar as recomendações. Cabe aos gestores disseminá-las, proporcionando treinamento dos profissionais dos diversos setores (sei o quanto isso é difícil com todo esse trabalho acumulado) e verificar se efetivamente as medidas de prevenção estão alcançando a prática.

Medidas de Prevenção de microrganismos multirresistentes no contexto de Covid-19:

▪ Reforçar das medidas de Precaução-padrão; 

▪ Higiene das Mãos: capacitação/educação em higiene das mãos. Aplicação da estratégia multimodal recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Cabe reforçar a necessidade de auditoria interna e retorno dos resultados do monitoramento para as unidades assistenciais como forma de melhorar a adesão dos profissionais; 

▪ Precauções de Contato para os pacientes colonizados ou infectados; 

▪ Identificar prontamente pacientes já conhecidos como colonizados na admissão hospitalar por meio de um sistema de rastreamento informatizado; 

▪ Implantar procedimentos padronizados de limpeza e desinfecção do ambiente e monitorar o desempenho para garantir a eficiência do processo; 

▪ Se possível, dedicar equipamentos médicos para uso exclusivo de pacientes colonizados/infectados; 

▪ Organizar atividades de capacitação para que os profissionais de saúde entendam a importância de manter as recomendações/medidas de controle de infecção; 

▪ Implementar Programa de Gerenciamento do Uso de Antimicrobianos. 

As medidas acima estão contempladas no Caderno 10 – Prevenção de infecções por microrganismos multirresistentes em serviços de saúde da Anvisa.

Covid-19 Grave

A experiência acumulada no manejo da Covid-19 grave e seus desfechos trouxeram contribuições importantes para o próximo passo no enfrentamento à Covid-19. Certamente a compilação responsável e sistemática desses dados é fundamental para a tomada de decisões e a publicação dessas informações por meio de documentos oficiais só contribui para democratizá-las.

Liliana Donatelli

Liliana Junqueira de P. Donatelli

Liliana Junqueira de P. Donatelli

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

Subscribe to Our Newsletter

Keep in touch with our news & offers

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *