Social Media
Light
Dark

SETBIO 2021 – Covid-10 Infecção Cruzada e Aerossóis em Odontologia: Um desafio a ser vencido

Em mais uma atividade do SETBIO 2021 teremos a Live com o assunto: Infecção Cruzada e Aerossóis em Odontologia: um desafio a ser vencido. Covid-19 e Aerossóis em Odontologia Uma das maiores mudanças de protocolo em biossegurança para odontologia foi devido ao reconhecimento da transmissão do SARS-CoV-2 por aerossóis. Desde então os serviços odontológicos tem …

Em mais uma atividade do SETBIO 2021 teremos a Live com o assunto: Infecção Cruzada e Aerossóis em Odontologia: um desafio a ser vencido.

Covid-19 e Aerossóis em Odontologia

Uma das maiores mudanças de protocolo em biossegurança para odontologia foi devido ao reconhecimento da transmissão do SARS-CoV-2 por aerossóis. Desde então os serviços odontológicos tem avaliado as possibilidades de incorporar tecnologias disponíveis dentro do contexto de cada infra-estrutura já instalada antes da pandemia. Os desafios são diferentes não só relacionados ao investimento necessário, como também a impedimentos arquitetônicos.

A dificuldade do plano aberto em clínicas de faculdades

A maioria das clínicas das faculdades de odontologia e muitos serviços públicos operavam com múltiplas cadeiras odontológicas instaladas em um mesmo espaço físico. As áreas de atendimento eram separadas apenas por divisórias com dimensões variadas e com altura de até 2 metros, mas que geralmente não alcançavam o teto. Embora essa segmentação proporcionasse alguma privacidade aos pacientes e organização para os profissionais, possibilitava uma contaminação cruzada pelo ar. Vale ressaltar que isso não gerava necessariamente uma infecção, visto que as doenças de maior gravidade e relevância epidemiológica pré-Covid-19 não se transmitiam dessa forma.

Consultórios Privados

Normas e Leis Referentes ao Conforto Térmico

Até o surgimento da Covid-19 as leis e normas pré-existentes relativas ao conforto térmico e ventilação foram frequentemente deixadas em segundo plano. O usual eram os acréscimos e adaptações dos espaços físicos com a utilização de equipamentos nem sempre indicados para o uso em serviços de saúde como o caso dos “splits”. Essas máquinas refrigeram o ambiente mas não promovem as trocas de ar. Claro que sempre temos as honrosas exceções. Sabemos também que nem sempre é fácil conseguir verba para realizar as alterações necessárias e convencer gestores a gastar mais por um equipamento que aparentemente vai realizar o mesmo trabalho. A RDC50 que é a legislação que regula a construção de serviços de saúde é gigante. Contém as informações necessárias com as referências técnicas para orientar projetos iniciais e reformas. Entretanto, encontrar um profissional realmente conhecedor da legislação e das necessidades dos diversos ambientes de saúde é uma tarefa árdua.

O que fazer agora?

Para abordar esse tema trouxemos os seguintes palestrantes:

  • Andrea L. Witzel, DDS, Ms, PhD
    • Profa. Dra. da Disciplina de Estomatologia Clínica da FOUSP. Doutora e Mestra em Diagnóstico Bucal – FOUSP.Membro da Comissão de Biossegurança da FOUSP
  • Soraia Marangoni, DDS, Ms,PhD
    • Especialista em Odontopediatria, Mestra em Ciências Odontológicas Doutora em Ciências, Coordenadora do Curso Graduação em Odontologia e CST em Tecnologia em Radiologia da UNIFRAN. Coordenadora dos Cursos de Especialização e de Atualização em Odontopediatria da UNIFRAN. Coordenadora do Comitê de Biossegurança da UNIFRAN.
  • Paulo Takeji Moriya, DDS,Ms
    • Graduação em Odontologia e Especialização em Prótese Dentária pela UMESP (Universidade Metodista de São Paulo). Mestrado em Prótese Dentária pela São Leopoldo Mandic – Campinas.Professor de Prótese Dentária na graduação da UMESP de 1996 a 2010, atuando principalmente nas subáreas de Prótese Parcial Removível, Prótese Parcial Fixa e Oclusão. Professor convidado de “Fotografia Odontológica” em cursos de Pós-Graduação (Ortodontia, Implantes, Prótese) entre 1996 a 2006. Autor da série no Youtube “Spray Odontológico: É Possivel eliminar?”. Playlist em https://youtube.com/playlist?list=PLXVJl8wMkCJRvPumr3S7y7ITx_DbVCFBA

Como participar desse evento?

programação do SETBIO 2021 foi intensa e os links para as gravações estão disponíveis no post nesse mesmo post.

Liliana Donatelli 

Liliana Junqueira de P. Donatelli

Liliana Junqueira de P. Donatelli

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

Subscribe to Our Newsletter

Keep in touch with our news & offers

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *